As Pastorais são trabalhos desenvolvidos pela Igreja, numa ação organizada e dirigida pela Diocese e Paróquia para “atender” determinada situação em uma realidade específica.
Todos têm uma função, um carisma, um jeito de viver, porém, todos são importantes para que o Reino de Deus aconteça. Com as nossas virtudes e defeitos, estamos a caminho, na estrada, procurando a nossa conversão em Cristo.
A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados. Para que a Igreja possa fazer essa divulgação do Santo Evangelho, precisa ter um plano organizado, um projeto de evangelização que é distribuído a vários grupos, em diferentes setores. Esses setores são chamados “pastorais” e as pessoas que trabalham nessas pastorais são chamadas “agentes pastorais” ou “agentes de pastoral”.
Todos os membros das pastorais são voluntários, mas recebem formação para exercerem o trabalho que a elas correspondem. São coordenadas pela Arquidiocese que promove regularmente cursos e encontros de formação, para que os “agentes de pastoral” possam trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que estão fazendo e da finalidade do seu trabalho.
PASTORAIS
PASTORAL DA CATEQUESE
A catequese do Santuário está a serviço da Iniciação à vida Cristã, que resgata um método do Catecumenato, que sustentou as primeiras comunidades, inspira-se nesse método para renovar a transmissão da fé em nossos dias, e o despertar a fé, momento oportuno para a contribuição da doutrina cristã, desenvolvida pela Tradição pelo Magistério da Igreja. A catequese inicia com crianças de 9 anos, uma caminhada de 4 anos com o objetivo de formar novos discípulos missionários.
Equipe de Coordenação:
Maria Luciana Viotto Mânica (Coordenadora turmas 2018) Doriana Egger Eugenio da Silva (Coordenadora turmas 2019) Larissa Tavares de Oliveira (Coordenadora turmas 2020/2021) Katiuska Fujimoto (Coordenadora turmas 2022)
Kelly Nayara Souza dos Anjos (Catequese de adolescentes)
Leila Amarante Ghizoni (Coordenadora catequese Capela São Vicente de Paulo)
Coordenadora geral: Viviane de Andrade Sampaio
Equipe de Formadores:
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
- Segunda a quinta-feira: 13h30min às 20h
- Sexta-feira: 13h30min às 19h
Telefones:
(44) 3421-0417
Secretários: Sara Bianca da Silva
PASTORAL DOS ACÓLITOS
O Ministério de Acólitos da Paróquia São Sebastião Santuário do Carmo, consiste em um grupo de adolescentes, jovens e adultos de 13 a 29 anos. Tem por trabalho, servir no altar, juntamente com ministros e coroinhas. A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas. Acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para servi-las e ajudá-las.
Quem é que o acólito acompanha e serve? Em primeiro lugar, acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam ser ajudadas durante a celebração. Noutras celebrações, acompanha e serve as pessoas responsáveis por essas mesmas celebrações.
Podemos então dizer que o acólito, desde o princípio até ao fim da missa, acompanha, ajuda e serve o próprio Jesus. Ele não o vê com os seus olhos; mas a fé ensina-o.
Coordenadores:
PASTORAL DA ACOLHIDA
A Pastoral da Acolhida é um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhor nas missas e encontros. O objetivo da pastoral é preocupar-se em passar a imagem de comunidade bonita e acolhedora.
Coordenadores:
PASTORAL DO BATISMO
A pastoral do batismo é um serviço de apoio, incentivo e colaboração que a comunidade paroquial oferece aos pais e padrinhos na sua missão de primeiros e principais educadores de seus filhos.
É necessário fazer a inscrição na secretaria da Paróquia com antecedência. A celebração do batismo, acontece todo último sábado de cada mês.
Coordenadores:
PASTORAL DO CANTO
A função primordial da Pastoral da Música Litúrgica é auxiliar a comunidade a participar melhor das celebrações, por meio de cantos litúrgicos adequados a cada momento celebrativo pelos músicos (cantores e instrumentistas), que estão empenhados em desenvolverem os conhecimentos litúrgicos necessários para bem executarem os cânticos em cada momento celebrativo.
Coordenadores:
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO – PASCOM
A Pascom surgiu no início de 2021, com o intuito de transmitir as missas realizadas no período da pandemia do covid-19. Aos poucos foi crescendo, melhorando os equipamentos e a equipe. Hoje, além das transmissões de missas, há transmissão de novenas e Cercos de Jericó.
Outras ações:
- Gerenciamos as redes sociais do Santuário (produzindo conteúdo e respondendo os directs);
- Criamos artes de divulgação;
- Elaboramos os materiais gráficos, como o folheto da Palavra, livretos e tablóides para as novenas;
- Montamos a programação da TV do corredor dos confessionários;
- Produzimos o programa MEDITANDO A PALAVRA, protagonizado pelas Leigas Carmelitas;
Coordenadores:
PASTORAL DOS COROINHAS
A missão do coroinha é prestar serviços ao altar nas Celebrações Eucarísticas em toda a liturgia. Mas não apenas isso, a sua missão é muito maior, o coroinha tem o compromisso de zelar e defender a eucaristia. Deve estar atento ao que envolve o seu ministério, conhecer minuciosamente as partes da Missa, os livros sagrados, as vestes litúrgicas e os utensílios utilizados nas celebrações.
Coordenadores:
PASTORAL DA DANÇA E TEATRO
O Ministério de Dança e Teatro da Paróquia São Sebastião Santuário do Carmo iniciou seus trabalhos em março de 2022, na celebração de quarta – feira de cinzas. Tem como propósitos principais a adoração, evangelização e ministração da palavra de uma forma simples e dinâmica, edificando vidas para Cristo. Ao encenar e dançar, glorificamos a Deus. Cada movimento é elaborado para que os espectadores consigam visualizar, vivenciar, sentir tudo aquilo que faltam palavras para descrever. Nos ensaios, são trabalhados corpo, mente e espírito para que os integrantes se tornem cada vez mais, servos empenhados em levar os ensinamentos de Cristo.
O Ministério atua nas celebrações do Santuário, nos eventos, datas festivas e colabora com outras Pastorais e Movimentos quando solicitado.
Coordenadores:
PASTORAL DE IDOSOS
O objetivo da Pastoral da Pessoa Idosa é formar redes de solidariedade humana, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão de todas as dimensões do envelhecimento (física, psicológica, social e espiritual), gerando uma cultura de cuidado ao ser humano.
Coordenadores:
PASTORAL DO DÍZIMO
O dízimo é a melhor forma de partilha, contribuição e manutenção para com a comunidade. É o gesto de corresponsabilidade e de comunhão com a Igreja. Não é pagamento; dízimo não é esmola, porque ninguém dá esmola para o que é seu. A comunidade é de todos nós, faz parte da nossa vida. Portanto, dízimo não é esmola para a comunidade. É gesto de amor e gratidão para com Deus; é partilha de vida e coração para o bem da comunidade.
Como Igreja Católica, não fixamos um valor do dízimo. Deus olha a generosidade do coração que partilha, e não a quantidade máxima ou mínima que se deve oferecer. Lembremo-nos da viúva pobre, que depositou duas pequenas moedas no Tesouro do Templo. Disse Jesus: “Eu garanto a vocês: esta viúva pobre depositou mais do que todos. Pois todos os outros depositaram do que estava sobrando para eles. Mas a viúva, na sua pobreza, depositou tudo o que possuía para viver” (Lucas 21,3-4).
Coordenadores:
PASTORAL DA LITURGIA
A Pastoral Litúrgica é a atualização da salvação, desejada pelo Pai, realizada por Jesus Cristo e continuada pela Igreja sob a ação do Espírito Santo. É a ação celebrativa da Igreja que reúne a comunidade, santifica as pessoas e dá graças a Deus Pai através de sinais, palavras, cantos, orações e símbolos.
Tem como objetivo promover a dimensão litúrgico-celebrativa, fonte e cume da ação evangelizadora e pastoral da Diocese, tendo em vista a participação consciente e ativa dos Fiéis, por meio de expressões simbólicas, adaptadas à cultura e à compreensão do povo.
Ações Práticas:
- Fortalecer as equipes de liturgia e de celebração em todas as paróquias e comunidades;
- Promover cursos de formação litúrgica para as equipes;
- Fornecer e usar recursos tecnológicos para a criatividade litúrgica.
Coordenadores:
Silvio Yoneyama e Antônia Solange L. Yoneyama
PASTORAL MIRIM
Nossa Pastoral surgiu da vontade do frei Tiago em trazer novamente a participação das crianças na missa das 10h, pois durante a pandemia isso não foi possível.
Ela atua na ACOLHIDA, OFERTÓRIO, MISTÉRIO DO TERÇO.
As formações são preparadas pelos membros da Pastoral Mirim para essas funções, bem como para formação de proclamadores para esse mesmo horário (a continuidade da atuação dos proclamadores na missa das 10h fica sob responsabilidade da equipe de liturgia do horário).
Além do SERVIR na missa, temos as formações e momentos de encontro para espiritualidade, dinâmicas e partilhas. Ela surgiu em setembro de 2022, mais especificamente no dia 12/09/2022. A princípio, seria somente uma LITURGIA MIRIM, mas devido à proporção que tomou, por conta da grande procura por parte dos pais, foi criada a PASTORAL MIRIM.
Coordenadores:
PASTORAL DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA – MESCs
Os Ministros Extraordinários da Comunhão exercem este ministério sob a responsabilidade do sacerdote responsável da comunidade que tiver pedido a sua nomeação, no âmbito da sua paróquia ou comunidade.
Antes de assumirem as suas funções, os candidatos recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro. Normalmente, a função é atribuída por um determinado prazo, que geralmente pode ser renovado.
São suas atribuições: a distribuição da sagrada comunhão na Missa e em outras celebrações (sacramentos e sacramentais); a distribuição da sagrada comunhão aos enfermos e idosos; a exposição do Santíssimo Sacramento para adoração, não lhes sendo permitido, em ocasião alguma, dar a bênção com o Santíssimo;
As atribuições do MESC dentro da sua comunidade paroquial não são meramente atividades, mas um serviço de amor a Jesus e aos irmãos. Uma entrega, uma disponibilidade, uma vivência, um convívio com o Senhor da vida, um estar com Ele e levá-Lo aos irmãos.
Coordenadores:
PASTORAL MISSIONÁRIA
Uma igreja em saída, ir levar o evangelho a todos e também fazer o acolhimento de todos aqueles que estão afastados da igreja. Tem a finalidade de fazer um levantamento pós pandemia daqueles que estão doentes, acamados sem receber o Cristo. Trabalhamos com fichas onde vamos preencher sobre aquelas famílias, que precisam de uma Pastoral do nosso Santuário. Assim sendo, serão entregues essas fichas para cada coordenador de cada Pastoral requisitada, onde os mesmos vão dar assistência a essas famílias.
Enquanto estamos na comunidade, onde fomos enviados, vamos dando apoio às capelas e comunidade, para animar e reerguer essa comunidade de acordo com suas realidades e dificuldades.
Coordenadores:
MOVIMENTOS
MOVIMENTO FAMÍLIAR CRISTÃO – MFC
O MFC tem como carisma original a valorização do amor conjugal, a construção de famílias mais felizes para que o mundo seja melhor, somando-se ao carisma de hoje que é preparar famílias para o compromisso cristão de construção de um mundo mais justo e solidário, no qual as famílias possam se humanizar e cumprir a sua missão.
Coordenadores:
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos. A finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja, que proporcionara uma intimidade profunda com o Senhor.
Coordenadores:
CAPELINHAS
O movimento das capelinhas da Igreja Católica chegou ao país durante a 1ª Guerra Mundial, em 1914, trazendo a tradição de rezar pelas vocações. Todas as capelinhas devem trazer sempre uma imagem de Nossa Senhora, não interessando qual delas. A prática lembra a visita de Maria à Santa Isabel, quando santificou João Batista. Assim, Nossa Senhora continua visitando seus filhos, com a missão de levar Cristo aos lares.
A visita domiciliar da capelinha tem a finalidade de unir a família na oração, e promover as vocações sacerdotais e religiosas.
Coordenadores:
CURSILHO
O Movimento de Cursilhos, definindo-se como um “Movimento de Igreja”, tem seu lugar nas “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” e tem sua missão específica na ação pastoral e evangelizadora e no contexto eclesial. Essa missão ou função está determinada por seu carisma e expressa por sua finalidade: “Possibilitar a vivência do fundamental cristão, visando criar núcleos de cristãos que fomentem de Evangelho os ambientes, ajudando-os a descobrir e a realizar a vocação pessoal”.
Coordenadores:
ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO – ECC
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.
Coordenadores:
MÃES INTERCESSORAS
É um movimento que tem o carisma da oração onde as mães, unidas, rezam em favor dos seus filhos nos mais diversos aspectos. É uma espécie de exército materno capacitado para promover atividade apostólica e se colocar em batalha espiritual para salvação e restauração das famílias. Esse movimento tem como objetivo principal a intercessão em favor dos filhos e a formação das mães para serem intercessoras. “Nós acolhemos as mães para o fortalecimento espiritual, onde podemos partilhar as necessidades e dificuldade e momentos de oração”.
Coordenadores:
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA – RCC
A RCC ou Renovação Carismática Católica convida as pessoas a vivenciar o Espírito Santo que abre todos para relação de mudança de vida com Jesus Cristo e o amor do Pai. O Espírito Santo capacita todos à santidade pessoal, à vida católica renovada e evangelização.
“E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Atos 2:3-4.
Coordenadores:
OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA
O serviço das Oficinas de Oração e Vida, ensinam as pessoas a orar, de uma maneira experimental e progressiva, introduzindo-as na oração litúrgica e na vida sacramental. A missão é de implantar o Deus vivo nos corações e, ao mesmo tempo, abrir um manancial de paz, de fortaleza e de alegria nesses mesmos corações. Por um lado, é uma tarefa eminentemente evangelizadora e, por outro, é uma tarefa eminentemente humanitária.
Coordenadores:
TERÇO DOS HOMENS
O Terço dos Homens, desde as suas origens, deseja resgatar, para o seio da Igreja, homens de todas as idades, classes e culturas. Todavia, o Terço dos Homens não se prende apenas à presença masculina. Ele quer atingir toda a família dos participantes, apoiando os lares cristãos e incentivando todos a uma convivência harmônica. Dessa forma, busca-se no exemplo da Sagrada Família o referencial para uma vida feliz e serena, onde todos, pai, mãe e filhos, se sintam cumpridores dos seus deveres, da vontade de Deus e da busca incessante da face do Altíssimo”.
Coordenadores:
A SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO – VICENTINOS
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos católicos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. No Brasil, a instituição foi fundada em 1872.
O trabalho de Caridade desenvolvido pela Sociedade de São Vicente de Paulo ao longo de mais de um século no Brasil teve como consequências uma expansão de atividades e a obtenção de uma grande credibilidade por parte da população.
Assim, pouco a pouco, foi sendo formada uma grande rede de Caridade, formada pelos voluntários, que se reúnem em Conferências. Elas são grupos que se reúnem em paróquias, escolas, residências e têm como objetivo organizar o serviço prestado por seus membros às famílias favorecidas.
Além de atuar em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios para pessoas em vulnerabilidade social, a Sociedade de São Vicente de Paulo procura encontrar formas de promoção das pessoas que ajuda.
Isso significa que a obra dos vicentinos visa tornar as pessoas independentes e produtivas. Com o contato semanal, é possível atingir esse resultado.
Nesta Paróquia há três conferências. Cada uma delas se reúnem num dia da semana. A Conferência Nossa Senhora do Carmo se reúne toda quarta-feira às 19:30h. A conferência São José se reúne toda terça-feira às 19:00h e a Conferência São Sebastião se reúne toda segunda-feira às 19:00h.
Coordenadores:
GRUPOS
GRUPO DE LEIGOS CARMELITAS
Vocação, chamado para viver o evangelho na vida diária, inspirados por Nossa Senhora e pelo profeta Elias. Todo católico batizado que queira participar do carisma carmelitano pode ser um leigo.
Coordenador:
CONSELHO DE PASTORAL PAROQUIAL – CPP
O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é um organismo criado para gerar representatividade e participação na ação evangelizadora de uma ou várias comunidades. Seu objetivo é ser um instrumento de comunhão eclesial, de convergência dos objetivos evangelizadores e lugar para estabelecer uma conexão e diálogo pastoral capaz de irradiar toda a ação evangelizadora na região onde este povo é chamado a evangelizar.
Presidido pelo pároco/ administrador paroquial, o conselho é formado por fiéis da vida cristã ativa, ou seja, participantes da vida litúrgica e pastoral na Igreja. São evangelizadores das mais diversas atividades pastorais que buscam por meio da unidade com a Igreja local, ser responsáveis e protagonistas do processo evangelizador.
Eles têm como missão, estudar e encontrar soluções para os desafios pastorais da comunidade. Sua atuação está diretamente ligada ao planejamento, desenvolvimento e execução do plano pastoral paroquial.
Coordenadores:
COMISSÃO DE EVANGELIZAÇÃO
A comissão de Evangelização Flor do Carmelo tem a missão de transbordar o amor de Jesus no coração dos filhos de Deus. Durante o ano, traremos para o Santuário, eventos evangelizadores para fortalecer a nossa fé e nos aproximar mais da nossa igreja. “Nada é pequeno, se feito com amor” (Santa Terezinha do Menino Jesus)
Coordenadores :
SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL (SAV)
O Serviço de Animação Vocacional é um trabalho desenvolvido dentro da Igreja Católica para despertar o serviço dentro da Igreja.
Coordenadores:
COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE – CEB´S
As comunidades eclesiais de base (CEB’s) são pequenos grupos organizados em torno da Paróquia ou da capela, por iniciativa de leigos, padres ou bispos. Motivadas pela fé, essas pessoas vivem uma comum-união em torno de seus problemas de sobrevivência, de moradia, de lutas por melhores condições de vida e de anseios e esperanças libertadoras. Através do método ver- julgar- agir, buscam olhar a realidade em que vivem (VER), julgá-la com os olhos da fé (JULGAR) e encontrar caminhos de ação impulsionados por esse mesmo juízo à luz da fé (AGIR).
Estas comunidades impulsionaram a criação de clubes de mães, associações de moradores, inserção no movimento operário e outras iniciativas que favorecem o movimento social.
Coordenadores:
COMISSÃO DE EVENTOS
Essa comissão é responsável por organizar, orientar e ajudar a realizar os principais eventos da Paróquia como: quermesses, show de prêmios e outros. São também responsáveis pela arrecadação de doações em comércios e empresas da região, assim como motivar os paroquianos a doarem e também conseguirem doações.
O objetivo é arrecadar fundos para a manutenção da Paróquia e suas comunidades e as obras assistenciais da igreja. E também integrar as pessoas à comunidade e à igreja, seja trabalhando ou participando. Para os eventos em comunidades, temos as comissões de cada comunidade, todas com o mesmo objetivo em comum.
Dar suporte e apoio para as dificuldades que surgirem a cada um e compartilhar as informações para que todos tenham ideia do todo é o primeiro grupo de atividades que precisam ser distribuídas.
Coordenadores: