CELEBRAÇÃO PENITENCIAL 2021

Data da Postagem: 04 de Março de 2021

1 .  Silêncio.

2 . Canto de Entrada (estrofe e refrão do hino da CF 2021).

a. Venham todos, vocês, venham todos, reunidos num só coração, /: De mãos dadas formando a aliança, confirmados na mesma missão. (bis)

Ref.: Em nome de Cristo, que é a nossa paz! Em nome de Cristo, que a vida nos traz: /:Do que estava dividido, unidade ele faz!

3.  Saudação e Sinal da Cruz (rezados).

4. Celebração do perdão (de joelhos, voltados para a Cruz):

Frei: Jesus Misericordioso, pela infinita caridade com que quisestes sofrer a fraqueza humana para o nosso bem e nossa felicidade, nós Vos pedimos o perdão de nossas culpas, de nossos pecados. Perdoa-nos pelas vezes que dedicamos pouco de nossas vidas ao Senhor: pelas vezes que rezamos pouco, meditamos pouco a Tua Palavra, porque por vezes somos frágeis. Perdão, Senhor.

Todos: (Cantado) Refrão penitencial.

Acolhe, ó Deus, o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. Vê quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. /: Por teu amor, tem misericórdia!

Frei: Jesus, pedimos perdão pelo nosso egoísmo, por não amarmos nosso irmão, a nossa irmã, como deveríamos, por não aceitarmos o próximo como ele é, pela nossa falta de amor. Perdoa-nos por não termos vivido bem em Família, em Comunidade, na Igreja, pela nossa falta de diálogo em meio à diversidade. Perdão, Senhor.

Todos: (Cantado) Refrão penitencial.

Frei: Jesus, perdoe-nos pelasvezes que não cuidarmos bem do meio em que vivemos, da nossa natureza, por não termos vivido intensamente o zelo pela vida, por nosso consumismo, materialismo, pela nossa ganância, por nos fecharmos às necessidades do próximo. Perdão, Senhor.

Todos: (Cantado) Refrão penitencial.

OREMOS - Senhor, por vossa misericórdia, livrai-nos de todos os nossos pecados, para que, recebendo o vosso perdão, vos sirvamos com liberdade de espírito. Por Cristo, nosso Senhor.

Enquanto canta mais uma vez o refrão, todos se levantam.

5. Oração de Coleta.

6. Liturgia da Palavra.

LEITURA E SALMO

Ref: Criai em nós um coração que seja puro. Dai-nos, Senhor, um coração mais confiante. Ó Deus, lembrai-vos do Vosso amor: Misericórdia!

Escutai, ó Senhor Deus, minha oração. Atendei à minha prece, ao meu clamor. Porque sois o meu abrigo e fortaleza, sois a vida, sois amparo protetor.

7. Liturgia Eucarística.

Ref:  Feliz o homem cuja falta é perdoada, que foi no sangue do Senhor purificada!

Ref: Feliz o homem que da culpa é absolvido e convidado para a ceia do Senhor! /:No lar paterno, com o Cristo é revestido da veste nova que seu Pai lhe preparou:/

Feliz o homem que caminha na verdade, em cuja alma não há mais duplicidade!

Feliz o povo que confessa seu pecado, porque será pelo Senhor purificado!

8. Ritos Finais

9.  Após a bênção final, preparar jarras e bacias para derramar sobre as mãos dos fiéis em fila. Cuidar para que a água seja abençoada antes da missa e coberta com plástico filme, devendo ser aberta na presença dos fiéis no momento da purificação. Durante esse momento, cantar músicas penitenciais.

CANTO

Tanto Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho único. /:Quem crê nele não perece, mas terá a vida eterna. (bis)

1. Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Minha força e poderosa salvação: sois meu escudo e proteção: em vós espero!

2. Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e elevei o meu clamor para o meu Deus; de seu Templo ele escutou a minha voz, echegou a seus ouvidos o meu grito.

3. Lá do alto ele estendeu a sua mão e das águas mais profundas retirou-me; libertou-me do inimigo poderoso e de rivais muito mais fortes do que eu.

4. Assaltaram-me no dia da aflição, mas o Senhor foi para mim um protetor; colocou-me num lugar bem espaçoso: o Senhor me libertou, porque me ama.