A PALAVRA - CELEBRAÇÃO EM HONRA A SÃO SEBASTIÃO (20/01/2021)


Data da Postagem: 20 de Janeiro de 2021

ENTRADA

Ref.: Viva o nosso padroeiro, viva São Sebastião, que foi fiel a Jesus, sem temer opressão. Viva o nosso padroeiro, viva São Sebastião, grande guerreiro de Cristo, o verdadeiro cristão.


a. Leve a paz onde há guerra, leve fartura onde há fome. Zele de todos os campos, mostrai Jesus para os homens. Ó glorioso soldado, exemplo de dedicação, intercedei por nós todos, abra nosso coração.



ATO PENITENCIAL

a. Senhor, Rei da paz, tende piedade, piedade de nós. Ref: Senhor, piedade de nós! (bis)


b. Cristo, luz das trevas, tende piedade, piedade de nós. Ref: Cristo, piedade de nós! (bis)


c. Senhor, imagem do homem novo, tende piedade, piedade de nós. Ref: Senhor, piedade de nós! (bis)



GLÓRIA

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. Aos homens por ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus. Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa suplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Tende piedade de nós. Tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, / como Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Na glória de Deus Pai. Amém!



ORAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO (Ajoelhados)

Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor de nossa cidade e nossa paróquia; corajoso missionário em tempos difíceis, testemunha do Evangelho através da própria vida, dedicado amigo dos cristãos perseguidos, protetor contra a fome, as pestes e as guerras; interceda por nós junto ao Senhor Jesus, nosso Salvador, por quem destes a vida, a fim de que inspirados por vosso testemunho, nos tornemos a cada dia mais firmes no caminho do bem e na vivência da misericórdia, construtores da justiça e da paz, consolo e ânimo dos que sofrem, e instrumento constante de evangelização. Assim seja.



1ª LEITURA

Leitura da carta aos Hebreus 7, 1-3.15-17


Irmãos, Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus altíssimo, saiu ao encontro de Abraão, quando este regressava do combate contra os reis, e o abençoou. Foi a ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro lugar, “Rei de justiça”; e depois “Rei de Salém”, o que quer dizer “Rei da paz”. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias nem fim de vida! É assim que ele se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. Isto se torna ainda mais evidente quando surge um outro sacerdote, semelhante a Melquisedec, não em virtude de uma prescrição de ordem carnal, mas segundo a força de uma vida imperecível. Pois diz o testemunho: “Tu és sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec”.

 Palavra do Senhor - Graças a Deus.



SALMO RESPONSORIAL

R. Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!


1. Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!” – R.

R. Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!


2. O Senhor estenderá desde Sião † vosso cetro de poder, pois Ele diz: “Domina com vigor teus inimigos. – R.

R. Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!


3. Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; † na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!” – R.

R. Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!


4. Jurou o Senhor e manterá sua palavra: † “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!” – R.

R. Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!




ACLAMAÇÃO

Ref.: Aleluia! Aleluia...

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo.




EVANGELHO

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 3,1-6


Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.




PRECES

Após cada prece rezemos:

São Sebastião, intercedei por nós junto ao Pai.


1. Pai de bondade, fortalecei a Vossa Igreja e todos os batizados, para que anunciem o Reino e denunciem as estruturas injustas e desiguais...Vos pedimos

São Sebastião, intercedei por nós junto ao Pai.


2. Que em nossa cidade e seus governantes, guiados por Nosso Padroeiro, semeiem a paz, a justiça, o bem comum e a misericórdia...Vos pedimos

São Sebastião, intercedei por nós junto ao Pai.


3. Que as famílias, especialmente as que estão vivendo momentos difíceis, não desanimem e encontrem em Deus forças para perseverarem...Vos pedimos

São Sebastião, intercedei por nós junto ao Pai.


4. Que todos que estão a serviço do Evangelho, sejam envolvidos e fortalecidos pela firmeza que marcou a vida de São Sebastião...Vos pedimos

São Sebastião, intercedei por nós junto ao Pai.


5. Em agradecimento a nossos Freis, que sempre exerceram fielmente os aspectos da vida carmelitana: a oração, a fraternidade e a missão, possam viver em obséquio de Jesus Cristo no meio do povo...Vos pedimos

São Sebastião, intercedei por nós junto ao Pai.



OFERENDAS

a. Glorioso soldado de Cristo, nós pedimos tua proteção, nos livrai dos males deste mundo, leve a Deus a nossa oração. Convertei-nos na graça Divina, faz do nosso o teu coração. /:Abençoe nossa comunidade na sua verdade São Sebastião.:/


Ref.: Ofertamos no pão e no vinho, nossa fé, esperança e amor. Ilumine o nosso caminho, na estrada que leva ao Senhor. Protegei os nossos animais, abençoe a nossa plantação. /:Valorize o trabalho do homem, nos livre da fome, nos dando o pão. :/




COMUNHÃO

a. São Sebastião, corajoso missionário do Senhor! Fez de sua vida uma oblação, sublime oferta. Sofreu martírio, mas não renegou sua fé! Hoje, Senhor amado inspirados por tão gestos de amor, queremos ser teus missionários pela terra, qual vosso mártir, ser discípulos fiéis.


Ref: Diante do Santo Altar, Senhor da vida, vimos a nossa vida oferecer, dá-nos nesta missão que nos confias a Santidade, nós possamos pois viver. (bis)


b. São Sebastião, tua vida é para nós grande sinal. Em nosso tempo, em que a Igreja necessita de missionários, corajosos pra anunciar! Hoje, assim conscientes, nos dispomos a servir este ideal, nós abraçamos e afirmamos com a vida, é na missão que iremos nos santificar!




ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO

Glorioso mártir São Sebastião, vós que sois o padroeiro, da nossa cidade e da nossa Paróquia, com ardor derramastes vosso sangue e destes a vossa vida em testemunho da fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Protegei-nos com a vossa poderosa intercessão e fortalecei-nos para que perseveremos na prática do amor ao próximo e na misericórdia de Deus Pai. Glorioso batalhador da fé, amparai os trabalhadores e moradores da nossa cidade, fortalecei os membros das pastorais e movimentos da nossa paróquia, e socorrei-nos em nossas fraquezas e necessidades urgentes. Rogai por nós sem cessar. Amém



FINAL

a. Sebastião glorioso soldado, tu lutaste por Cristo Senhor, pra vencer a maldade do mundo, com a força da paz, do amor!


Ref.: São Sebastião, soldado és de Cristo, Santo, nosso irmão; és o Padroeiro da cidade que te aclama, dá-nos proteção! (bis)