PO realiza encontro de formação e planejamento anual

Data da Postagem: 05 de Dezembro de 2017

Plenária encontro estadual Pastoral Operária

A Pastoral Operária do Regional Sul realizou nos dias 25 e 26 de novembro, seu encontro anual para formação dos agentes de pastoral, avaliação e planejamento de suas ações.

O evento ocorreu na sede do Sindicato dos trabalhadores em empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo, à rua Conselheiro Ramalho, São Paulo, com a presença de membros da Pastoral Operária das dioceses de Presidente Prudente, Piracicaba, Campinas, Santo Amaro, São Miguel, Campo Limpo, Guarulhos, Osasco, Santo André e de regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo. Sempre dentro da metodologia VER – JULGAR – AGIR, foi realizada apresentação de aspectos da realidade dos trabalhadores do estado de São Paulo. E à luz dos livros do Eclesiastes e do profeta Isaías, foi feita a análise dessa realidade.

No planejamento de ações para 2018, a Pastoral Operária, na permanente  identificação com o projeto de Jesus Cristo, irá buscar com mais força, o objetivo de ter a classe trabalhadora conhecendo seus direitos e participando das lutas por vida digna.

Para isto,  reafirmou as seguintes ações, em nível estadual:

• Atividades de 8 de março – Dia Internacional da Mulher
  • Campanha “Acidente de trabalho não é culpa da vítima”
  • Celebrações e encontros de formação referentes ao 1º de maio – Dia das/os trabalhadoras/es
  • Encontros de formação de formadores (estudo de 2 em 2 meses)
  • Romaria das trabalhadoras e dos trabalhadores com o Grito das/os Excluídas/os
  • Eventos e celebrações da memória de Santo Dias e Semanas dos Mártires
  • Orações voltadas para a classe trabalhadora
  • Apoio às lutas e movimentos populares
  • Atividades diversas realizadas nas dioceses e regiões episcopais

Para celebrar a esperança e a força para se agir frente aos desafios do povo trabalhador, a missa foi presidida pelo Padre Joaquim H. Camargo, da diocese de Santo Amaro.

Com informações da Pastoral Operária